Farmácia Fora de Portas

Farmácia Fora de Portas – A diferenciação e o impacto da Farmácia na sua Comunidade foi o tema do workshop realizado pela Teva na última edição da Expofarma.

Muito se tem falado da intervenção da Farmácia na comunidade, da escala que essa intervenção pode atingir e até nos seus obstáculos.

Assim como não é qualquer gestor que se transforma num empreendedor, não é qualquer Farmacêutico que abraça definitivamente e de forma estratégica estas ações. A comparação não é inocente, é de facto necessário muito empreendedorismo para permitir à Farmácia existir “Fora de Portas”.

Apesar de atualmente já termos passado a fase do risco do inovador neste tipo de ações, ainda estamos numa fase imatura de adoção generalizada. O que limita então esta adoção generalizada?

Entre outros fatores, distingue-se a falta de colaboração e de comunicação.

Colaboração

Em empreendedorismo tem o nome de parcerias e/ou networking, mas o princípio é o mesmo. Para escalar este tipo de ações é necessário conseguir alinhamento e colaboração de diferentes entidades. Se queremos agir para a comunidade, temos de fazer parte da comunidade e criar elos com outras instituições que tenham o mesmo propósito. Foi isto que fez, por exemplo, a Farmácia Jordão Pedrosa, vencedora do Prémio Almofariz para intervenção na comunidade em 2022, com o projeto: “Trazer mais saúde ao vale”, para concretizar a sua intervenção, contando com o apoio da Câmara Municipal, das Instituições Locais e Unidades de Cuidados na comunidade. De acordo com a Dra. Dulce Fonseca, responsável pelo projeto; “Para se conseguir esta colaboração, só temos de querer e procurar. As instituições estão muito mais disponíveis do que à partida pode parecer.” A utilização inteligente de recursos já disponíveis permite um tempo de resposta muito menor, um alcance muito maior e uma redução de custos efetiva. Por outro lado, a partilha de conhecimento sobre as necessidades da população alvo, aumenta substancialmente o interesse da mesma e a sua mobilização, bem como a efetividade do investimento (quer seja de tempo, Recursos Humanos ou financeiro).

Antes de escalar geograficamente, esta ação escalou em profundidade, o retorno foi a confiança de todos e uma sinergia entre entidades da comunidade.

Comunicação

Comunicar entre stakeholders, entre comunidades, entre redes, difundir este tipo de ações, as boas e as más práticas, é essencial para escalar o serviço, mas também para promover o seu reconhecimento por todo o país e junto dos decisores políticos.

A atuação de cada Farmácia é local, adaptada à comunidade em que se insere, mas sensibilizar e recrutar mais farmácias, simplificando a metodologia e apontando os indicadores a analisar, deve ser geral. Pretende-se com isto, otimizar os processos e criar mais awareness para os benefícios do contacto e do serviço mais diretos.

Aqui, os grupos de farmácias têm um papel muito importante. Nas palavras de Dr. Pedro Vasques da Rede Claro: “O objetivo de uma estratégia de rede é a consolidação do conhecimento com as melhores técnicas e práticas de comunicação para chegar às pessoas, enquanto garantem a individualidade e diferenciação do canal. Este trabalho irá refletir-se numa melhor performance, no cumprimento da proposta de valor ao cliente e das suas necessidades”.

Servir fora de portas é empreender. Para o fazer é necessário colaboração e comunicação, mas também e, acima de tudo, esforço e dedicação pessoal aliados a um sentido de missão.

Acha que tem o que precisa para ser um empreendedor?

NPS-PT-NP-00275 | 03/2023

Partilhe esta página:

Também pode estar interessado em

A esmagadora maioria dos farmacêuticos acompanha cuidadores na sua farmácia

A esmagadora maioria dos farmacêuticos acompanha cuidadores na sua farmácia

Deslocalização da produção de medicamentos na Europa deixa doentes em risco, segundo relatório da TE...

Deslocalização da produção de medicamentos na Europa deixa doentes em risco, segundo relatório da TEVA

Novo estudo Aprender com a COVID-19: a visão dos executivos da saúde em Portugal

Novo estudo Aprender com a COVID-19: a visão dos executivos da saúde em Portugal

Teva lança nova imagem corporativa em Portugal

Teva lança nova imagem corporativa em Portugal

Escalar alto para ajudar aqueles que precisam

Escalar alto para ajudar aqueles que precisam

Trabalhar em conjunto para poupar água

Trabalhar em conjunto para poupar água