Existem atualmente mais de oito milhões de canadianos que prestam cuidados a um familiar ou amigo. De acordo com o Inquérito Canadian Carers Pulse Survey (Maio de 2018), 69% dos cuidadores revelaram que afetou a sua saúde emocional, enquanto mais de metade disseram que afetou a sua saúde física1.

Talvez ainda mais preocupante seja a falta de redes de apoio disponíveis para cuidadores. Entre os cuidadores, um terço não se sente devidamente apoiado ou ouvido pelos farmacêuticos, deixando um quarto de cuidadores inseguros sobre o programa de tratamento ou a doença da pessoa de quem estão a cuidar2.

Para ajudar nesta necessidade vital, a Teva Canada e Huddol (uma rede de apoio de pares e profissionais online para cuidadores), juntaram-se para criar uma nova iniciativa que visa destacar e fortalecer a relação entre o cuidador e o seu farmacêutico.

Em Junho de 2018 foi lançado no Quebeque um programa piloto de seis meses com o objetivo futuro de implementar o programa em todo o Canadá. Os principais componentes do projeto são um curso de formação online para farmacêuticos e um kit de informação para cuidadores.

“O fardo da prestação de cuidados é enorme e se não vir a luz no final do túnel, pode tornar-se muito, muito desgastante”, explica Lucy Barylak, prestadora de cuidados e assistente social.

A Huddol realizou um estudo de pesquisa de mercado com 300 cuidadores no Quebeque e no Canadá para avaliar a sua experiência de farmácia. Os resultados revelaram que pouco mais metade dos inquiridos disseram que o farmacêutico sabia que eram os cuidadores e 73% dos inquiridos revelaram o facto surpreendente de o farmacêutico nunca ou raramente ter perguntado sobre o seu papel como cuidador3.

Realçar o problema

“Muitas vezes, os cuidadores passam despercebidos ao passarem pelo sistema de cuidados de saúde. Desempenham um papel tão importante na defesa, mediação e coordenação à medida que interagem com profissionais de saúde. Um desses pontos de contacto profissionais críticos é o farmacêutico e a equipa de farmácia,” disse David Boughner, Diretor Sénior de Gestão Comercial na Teva Canada.

Mark Stolow, Diretor-Geral da Huddol, explica que houve um crescimento na investigação sobre o papel dos cuidadores. Embora seja muito importante compreender a experiência dos cuidadores e farmacêuticos, a ênfase deste programa é facilitar soluções proativas e tangíveis.

“Compreender a experiência na farmácia dos cuidadores, o kit de cuidadores também tem como objetivo apoiar a experiência dos prestadores de cuidados na comunidade e no sistema de cuidados de saúde. Todos contribuem para melhores resultados de saúde,” diz Stolow.

Kit dos cuidadores

O kit foi concebido para otimizar a experiência na farmácia, para ligar os cuidadores a redes de apoio, ajudar os prestadores de cuidados a identificar e reconhecer as suas próprias necessidades, ajudar o envolvimento dos farmacêuticos com os cuidadores e a criar pontes entre os dois.

A Teva Canadá e os seus colaboradores Huddol estão a executar o programa piloto inicialmente em francês. Lori Mann, Diretora Associada de Comunicações de Marketing, explica que gostariam de limitar o piloto à região específica do Quebeque, enquanto está a ser feito o ensaio. Os primeiros três meses foram focados em consciencializar os farmacêuticos do programa educacional e a concluir o curso para que recebam formação antes de distribuir o kit de cuidadores. A formação online envolve três módulos: A vida como cuidador, cuidadores e farmacêuticos e Apoio ao cuidador.

A segunda fase do programa piloto irá envolver uma campanha publicitária digital lançada para aumentar o perfil das farmácias participantes. A página web de cuidadores da Teva Canada contém PDF descarregáveis e vídeos de cuidadores, uma ligação para o site Huddol e um mapa que os prestadores de cuidados possam pesquisar para encontrar uma farmácia que tenha recebido formação para os apoiar. O kit cuidador será então entregue aos cuidadores pelas equipas de farmácia que tenham concluído o curso online.

Entre os elementos do kit de cuidados encontram-se um folheto para ajudar os cuidadores a navegar no sistema de cuidados de saúde de forma mais eficiente e fácil, os recursos úteis de apoio à comunidade, a informação sobre a Huddol, bem como a informação legal relativa à intermediação do doente. Inclui também uma lista de verificação para o cuidador utilizar na preparação para uma reunião com o seu farmacêutico.

O objetivo é apoiar os cuidadores no processo de tomada de decisões, quando procurar ajuda, como saber se existe um problema substancial relativamente ao tratamento, ajudar a compreender a doença e tratamentos disponíveis e reforçar a ideia dos aliados em cuidados.

Emparelhamento

Lori Mann explica que a Teva Canada colabora frequentemente em iniciativas com especialistas líderes no seu campo. “Garantimos sempre que os nossos escritores e consultores sejam alguns dos melhores especialistas no ramo. Assim, com a prestação de cuidados e o bem-estar geral, identificámos Mark Stolow e Huddol.”

O Ambidol é a primeira rede bilingue de saúde social e recursos online no Canadá dedicada a ajudar os cuidadores a conectarem-se entre si e os profissionais de saúde específicos equipados para os ajudar. O Ambidol estava muito interessado em participar neste programa inovador. Mark Stolow diz: “Foi entusiasmante para nós ver uma empresa que estava pronta para assumir uma posição pró-ativa em relação aos cuidadores e uma prioridade para nos envolvermos na Teva Canada e os apoiarmos nesse processo.”

 

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REFERÊNCIAS

[1] Relatório de impulsos de cuidadores da Teva Canadá – um inquérito conduzido pela empresa de pesquisa de mercado independente da Edelman Intelligence em nome da Teva Canada
[2] Relatório de impulsos de cuidadores da Teva Canada – ver nota 1
[3] Baseado no relatório de pesquisa de mercado da Huddol